Tempestade Leonardo coloca todo o país em alerta: quando o tempo se torna mais um problema para quem já tem poucos
Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, que depois passa a aguaceiros. A culpada tem nome: depressão Leonardo, segundo informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Mais uma vez, são os trabalhadores e as famílias com menos recursos que vão sofrer mais com esta situação meteorológica adversa. Enquanto uns podem ficar em casa ou ter transportes alternativos, outros não têm essa sorte.
O que nos espera nos próximos dias
O IPMA informou que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo vão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado. Preparem-se para períodos de precipitação persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima intensa.
"Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável", refere a nota oficial. Traduzindo: o tempo vai continuar complicado.
Este sistema frontal começa pela região sul e vai estender-se gradualmente às restantes regiões do continente durante hoje. O período mais crítico será na noite de hoje para quinta-feira, com os valores mais elevados de precipitação e vento mais intenso, passando depois gradualmente a aguaceiros que podem incluir granizo e trovoada.
Avisos por todo o país
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Lisboa estão sob aviso amarelo de chuva até às 15h00 de hoje, prolongando-se depois até às 09h00 de quinta-feira.
Viseu, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo e Braga têm aviso amarelo até às 21h00 de hoje e depois entre as 03h00 e as 09h00 de quinta-feira.
Os restantes distritos - Bragança, Porto, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre - estarão sob aviso amarelo entre as 03h00 e as 09h00 de quinta-feira.
Vento forte e mar revolto
Praticamente todos os distritos estão também sob aviso amarelo devido ao vento hoje e quinta-feira, com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros por hora, e até 100 nas serras.
A situação no mar é ainda mais preocupante. Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja por agitação marítima entre as 12h00 de quinta-feira e as 18h00 de sábado. Estão previstas ondas do quadrante oeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 12 a 13 metros de altura máxima.
Por isso, várias barras marítimas estão hoje encerradas: Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Ericeira, Nazaré, São Martinho do Porto, Albufeira e Alvor. As de Leixões, Viana do Castelo, Lisboa e Portimão estão condicionadas.
Neve nas terras altas
Para sexta-feira, os distritos da Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 12h00 e as 22h00 devido à queda de neve acima dos 800 metros. Bragança, Viseu e Aveiro terão aviso amarelo pela mesma razão entre as 15h00 e as 22h00.
Mais uma vez, as populações das zonas mais isoladas e com menos recursos vão ser as mais afetadas. É sempre assim: quando a natureza se revolta, são os mais vulneráveis que pagam a fatura.