Environment

Porto da Madeira Inicia Monitorização de Emissões de Navios

Porto da Madeira implementa sistema de monitorização ambiental para controlar emissões de navios, num investimento de 145 mil dólares que reforça compromisso com a sustentabilidade.

Publié le
#porto-madeira#sustentabilidade#emissoes-navios#ambiente#monitoramento-ambiental#funchal#gestao-portuaria#mudancas-climaticas
Image d'illustration pour: Puertos de Madeira monitorizará y rastreará nivel de gases emitidos por buques - PortalPortuario

Sistema de monitorização ambiental no Porto do Funchal, Madeira

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) anunciou esta semana um importante passo na proteção ambiental. Em Funchal, onde as políticas ambientais têm ganhado destaque, será implementado um sistema de monitorização das emissões de gases dos navios, com um investimento de cerca de 145 mil dólares.

Plano Ambiental Integrado para o Porto

Paula Cabaço, presidente da APRAM, revelou que o novo sistema faz parte de uma estratégia mais ampla de sustentabilidade. "Estamos a desenvolver um Plano Ambiental completo que permitirá monitorizar não apenas as emissões, mas também o consumo de água, eletricidade e combustível", explicou.

Esta iniciativa surge num momento em que as questões ambientais e a necessidade de combater a destruição ambiental se tornam cada vez mais urgentes a nível global.

Compromisso com a Sustentabilidade

O projeto demonstra uma mudança significativa na gestão portuária, priorizando a sustentabilidade sem comprometer a atividade económica. Como destacou a importância de investimentos públicos em infraestruturas críticas, este sistema permitirá uma melhor tomada de decisões baseada em dados concretos.

Reconhecimento Internacional

O compromisso com a sustentabilidade já rendeu frutos: em 2024, Madeira foi reconhecida como a Terminal de Cruzeiros Mais Sustentável do Mundo pelos World Cruise Awards, demonstrando que é possível aliar desenvolvimento económico e proteção ambiental.

"Levamos muito a sério o nosso compromisso com o ambiente e a sustentabilidade. Queremos monitorizar os indicadores ambientais de forma integrada para podermos planear medidas de mitigação de impactos potenciais", afirmou Paula Cabaço.